Coisas Nerds

ASMR: What this it?

triggersasmrHey gente! No post de hoje quero abordar uma descoberta estranha que fiz. Em mais um dia de insônia na minha vida, lendo um site de curiosidades, vi uma matéria que falava de “orgasmos cerebrais”, obviamente fiquei curiosa e fui pesquisar sobre. Eis que então encontrei algumas matérias sobre ASMR e decidi dividir com vocês. Vamos ao que interessa?

Primeiramente, what this it?

“ASMR é a sigla em inglês para Resposta Sensorial Meridional Autônoma, um neologismo para um fenômeno perceptivo caracterizado como uma sensação prazerosa de formigamento na cabeça, couro cabeludo, costas ou regiões periféricas do corpo em resposta a um estímulo visual, auditivo, olfativo e/ou cognitivo” Ou seja, sabem aquela sensação de “frisson” que sentimos ao ouvir algum som, receber algum toque, sentir algum cheiro? Um leve arrepio seguido de formigamento bem leve, um relaxamento espontâneo, segundo pesquisadores, essas sensações seriam os “orgasmos cerebrais”.

Uma grande maioria das pessoas apontam que é uma técnica de relaxamento, e as formas como sussurros, sons envolvendo cabelos, sejam pequenos gatilhos para essas sensações.

Existem inúmeros vídeos e canais no YouTube que produzem esse tipo de conteúdo. O engraçado é que alguns neurocientistas acreditam ser um fenômeno real, enquanto outros descartam a possibilidade e dizem que é um malefício, não há uma concordância entre eles.

Isso realmente acontece?

Bem, mais uma vez  quero deixar frisado que, ainda não existem pesquisas 100% completas que apontem a veracidade dessas respostas cerebrais. Porém, quando estou enfrentando a insônia e vejo algum desses vídeo, bastam alguns minutos para que eu relaxe e consiga dormir. Sinto leves formigamentos no couro cabeludo seguidos de um relaxamento, e então não sei como a “mágica” funciona, e me embalo no sono.

Um vídeo de ASMR em português:

A matéria que eu li foi no site Megacurioso – Orgasmo Cerebral

E vocês, já ouviram falar sobre isso, têm mais informações? Assistiram algum vídeo e sentiram algo? Comenta aqui pra gente!

Até pessoal 😉

Deixe um comentário