Coisas Nerds

O que vou ser quando crescer

Olá pessoas, finalmente sexta-feira, o dia que a felicidade toma conta de todo mundo, ou quase todos. Com o final de semana na cara do gol, aqueles que estão no final do ensino médio se depara com mais dois dias de angústias, afinal estamos na época de inscrições pra vestibular e nem todos têm em mente o que cursar na faculdade. Hoje a dica é para abrir as ideias de vocês!

Antes de mais nada, quando pensamos em uma profissão, acredito que temos que sentir aquele frio na barriga! É muito importante que se goste realmente da área. Faremos um breve exercício mental:

Pense em uma matéria que você gosta, lembre da forma que você estudou para as provas, exercícios, etc.

 Pense em uma matéria que você não gosta, lembre da forma que você estudou sobre ela. 

Arrisco a dizer que 80% das pessoas encaram da mesma forma, a matéria que se gosta é estudada com vontade, sem reclamações, até com um certo prazer, enquanto aquela que não gosta é praticamente um parto conseguir aprender, e quanto mais você tenta estudar, mais irritado fica. E porque isso acontece?

Explico de forma simples! Quando não gostamos de algo, isso torna-se um bloqueio, e não há motivação suficiente que te queira fazer aprender.

Por isso, o primeiro e mais importante passo antes de escolher sua área é ter muito bem definido aquilo que gosta! Exemplificando: Você é um amante de literatura e por pressão da família vai cursar Física quântica, em algum momento não se sentirá feliz com isso.

Segundo e mais difícil passo: Não ceda à pressão! Não é porque a família inteira é de médicos que você também está na obrigação de ser! Friso mais uma vez, escolha o que você ama!

Terceiro e mais prático passo: Pesquise! Sem preguiças, sem rodeios, entenda a fundo aquela área, procure pessoas formadas e se informe. Vá até a universidade que pretende estudar e converse com o reitor do curso, não tenha medo de perguntar, afinal é o seu futuro que está em jogo!

Para aqueles que não fazem a mínima ideia do que cursar, indico alguns testes vocacionais, pode parecer bobo, mas irá ajudar. Existem uma infinidade desses testes, vou deixar 3 que me ajudaram:

Mundo vestibular 

Sou vestibulando 

Veja

Por fim, comuniquem-se! Esse é o melhor jeito de decidir o que ser quando crescer.

PS: Para aqueles que não me conhecem muito, sou formada em análise e desenvolvimento de sistemas, que é um curso tecnólogo da área de TI. Quem for interessado, e tiver dúvidas sobre o curso, comenta aqui, farei o que puder para ajudar!

Até mais pessoal 😉

2 comentários em “O que vou ser quando crescer

  1. Dizem que todos têm uma vocação, eu sinceramente não faço ideia qual será a minha. Sempre adorei matemática e tive boas notas, mas não quero nada diretamente ligado a ela. Adoro ler, mas filosofia, sociologia não me parecem um bom futuro. Gosto de escrever, mas acho que se tem qualquer coisa neste ponto ou não se tem, e acho seriamente que não tenho. Adorava ciências e astronomia, mas também não me imagino capacitada para chegar a algum lado nesta área, porque astronomia é mesmo só para aqueles cranios, na minha ideia. E então tirei o curso de marketing, mas acho que devia ter seguido gestão. Enfim, no futuro acho que poderão fundir-se de alguma forma.
    E para ti foi simples escolher a área?
    Beijocas*

  2. Acho que a questão da vocação é bem indefinida. Você mesma tem inúmeras facilidades e gostos e isso é ótimo, mas acredito que te dificultou na hora de decidir infelizmente =/
    No meu caso, foi algo que martelou na minha cabeça, sempre fui apaixonada por fotografia e jornalismo, mas como sabemos, no nosso querido país, diploma em jornalismo não vale de nada! Então fui fazendo os testes vocacionais que sempre apontavam os mesmos cursos. Pesquisei por meses, e decidi seguir minha intuição. Desde a adolescência passava horas mexendo no meu computador e tentando entender como tudo aquilo funcionava, daí uni o útil ao agradável. Aprendi a amar a minha profissão, sem esquecer do meu sonho. Por enquanto TI me deixa feliz e acredito que irá me ajudar muito no futuro.
    Beijos 😀

Deixe um comentário

